Dados originais do livro: Título: Tuc-tuc Autora e ilustradora: Paula Saldanha Editora: Memórias Futuras Ano: 1984 (pela editora Memórias Futuras) Sobre o livro: Definitivamente, existem indivíduos que, desde muito pequenininhos, não aceitam qualquer resposta para suas dúvidas mais cruciais. Cruciais do tipo: “O que existe além do horizonte?”, ou, ainda, “Até onde posso ir?”. E assim também o é um simpático passarinho, personagem principal do livro "Tuc-tuc", da escritora Paula Saldanha – ela mesma, da programa Globinho.
Na história, Tuc-tuc é um passarinho recém-nascido que tem uma vontade imensa de viver e experimentar coisas novas. Deseja conhecer o mundo e não se satisfaz, apenas, com as respostas prontas do dia-a-dia. Ele quer ver tudo na prática. E como só enxergava até a linha do horizonte, não resistiu à vontade de ver o que havia além. Partiu, sozinho, mar adentro, sobre uma folha que fez de jangada, pois ainda não sabia voar. E será que valeu mesmo a pena sua aventura? Bom... Do outro lado, Tuc-tuc conheceu coisas interessantes, fez uma nova amizade e até aprendeu a voar.
As ilustrações foram feitas com aquarela pela própria Paula Saldanha.
Sobre a autora e ilustradora: Paula Werneck Saldanha nasceu no Rio de Janeiro, em 1953. Escreveu e ilustrou seu primeiro livro (Tuc-tuc) aos 16 anos. Trabalhou na Tv como jornalista e apresentadora do programa infantil Globinho, que durou 7 anos. Tuc-tuc também foi publicado na Inglaterra, pela editora Panda Publishing. Trecho do livro: “Seu nome ia ser Argos, ou Aspargos, mas acabou sendo chamado de Neném. Era Neném pra cá, era Neném pra lá, e ele já estava cheio de ser paparicado. Não sabia ainda voar, mas todo dia dava sua voltinha. Tuc... tuc... tuc... lá ia ele desajeitado, tentando se equilibrar.” Fontes: - Informações contidas no próprio livro.